O British Shorthair é provavelmente uma das raças inglesas mais antigas. Acredita-se que tiveram sua origem em gatos do antigo Egito que foram levados por soldados do Império Romano até a Inglaterra, lá passou por cruzamentos com outras raças, como persas e gatos sem raças definidas, até chegarem ao padrão atual.

A raça foi aprimorada pelo escritor Harrison William Weir, que era conhecido como “The Father of the Cat Fancy” (o pai do gato chique), apaixonado pela raça ele dedicou-se a desenvolve-la através da seleção dos melhores exemplares que ele encontrou. Ele organizou a primeira exposição de gatos na Inglaterra, no Crystal Palace, Londres, em julho de 1871 e ele e seu irmão, John Jenner Weir, serviram como jurados na exposição. Mas foi reconhecido como raça pela primeira vez em 1967, pela “American Cat Association”. Hoje em dia é reconhecido por diversas associações de felinos, como ACFA, CFA, FIFE e TICA.

Dono de uma pelagem curta e aveludada, é mais conhecido na cor cinza (Blue), mas está raça pode ser encontrada numa grande variedade de cores, algumas até pouco conhecidas como os Blue Golden, Chocolate Golden e Lilac Golden.

Com cabeça, bochechas e olhos redondos e seu belos bigodes ele passa a impressão de que está sempre sorrindo e tem o aspecto de um ursinho de pelúcia. De porte médio a grande, são gatos robustos apesar das fêmeas serem menores que os machos. É uma raça de desenvolvimento lento que pode chegar ao amadurecimento até os três anos de idade.

São excelentes companheiros, calmos, leais, descontraídos e pouco vocais. Muito afetuosos e bastante apegados aos seus donos. Adaptam-se bem a outros animais de estimação, sendo muito protetores e tranquilos com outras espécies. Donos de uma inteligência apurada, preferem estar no chão e adoram uma brincadeira.

A raça inspirou o Gato Risonho (O gato que ri) de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll achava que o animal estava sempre sorrindo por causa do formato de sua boca. O gato de botas também é inspirado nele e Arlene, a ‘namorada’ de Garfield, é uma British Blue no filme ‘Garfield: The Movie’.

Os British Shorthairs não têm doenças específicas relacionadas à raça, mas em raros casos um dos problemas que a raça pode apresentar é a chamada cardiomiopatia hipertrófica (HCM).

Existe também a versão Longhair que nasceu do cruzamento de exemplares de British Shorthair com Persas e gatos de outras raças de pelos longos, dando origem ao British Longhair.

Nos cuidados básicos com a raça está a escovação semanal, o corte de unhas e o cuidado com sua alimentação, principalmente para evitar a obesidade.

Estimativa de tamanho

  • Altura – de 20 a 45 cm 
  • Macho cresce até aos 4 anos de idade
  • De 5 a 8 kg
  • Fêmea cresce até aos 3 anos de idade
  • De 3 a 6 kg

Estimativa de Vida

13 a 20 anos.